segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Uso de anticoncepcional em cadelas

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje eu quero falar um pouco sobre o uso de anticoncepcional em cadelas. Gente, eu não sei se vocês acham esse assunto muito falado, mas conheço várias pessoas que utilizam esse método e desconhecem as consequências. E, acreditem, eu mesma há alguns anos não tive informação, acabei seguindo orientações de um veterinário e deixei aplicar anticoncepcional em duas cadelas minhas (na verdade naquele tempo minha mãe autorizava mais, mas não deixo de "ter culpa"). A primeira (mais velha) chegou a usar por bastante tempo, a segunda usou apenas uma vez, porque (por sorte!) outro veterinário disse:
- Não use anticoncepcional em sua cadela de jeito nenhum!! 
E foi graças à esse veterinário que eu fiquei "viciada" em ler sobre as doenças dos cães, os remédios que são indicados, os remédios que algum veterinário passou, como tomar, se realmente aquele remédio é bom, etc etc... Infelizmente, para minha cadela que tomou várias injeções houve muito sofrimento e ela acabou morrendo...

Vou fazer alguns questionamentos com as respostas, porque pode ser melhor pra explicar (sem termos técnicos):


1) Por que não utilizar anticoncepcional em cadelas?
R) Gente, qualquer pesquisa que vocês fizerem no Google vão ver as inúmeras doenças que o anticoncepcional pode causar, principalmente: câncer de mama e infecção do útero. Se tiverem curiosidade (e "coragem") deem uma olhadinha também em "imagens".
No caso da minha cadela, cuja raça (Boxer) já tem tendência à doenças de pele, ela teve vários tumores na pele, e passou por várias cirurgias, até que infelizmente nasceram demais e não preciso repetir o final...

2) Por que alguns veterinários indicam?
R) Para não fazer "xingamentos" aqui, direi apenas que não tenho ideia de como pessoas formadas em um curso que visa cuidar dos animais indicam algo que sabem que fazem mal e podem levar a cadela à morte. Mas se for chutar, talvez eles vendam o produto e ganhem com isso... Ou na(s) cirurgia(s) que você vai ter que fazer em sua cadela... Enfim...

3) Por que algumas pessoas, sabendo do risco, utilizam o anticoncepcional em suas cadelas?
R) É o método mais barato. E aqui quero abrir um parênteses e falar um pouco uma coisa que poderiam fazer de graça: separar os cães! Quem tem fêmeas e machos em casa sabe o quanto isso é difícil! Porque os machos ficam doidos, querem ir atrás de todo jeito, tentam pular, arrancar grades (sim, meu cachorro já fez isso) e é uma loucura! MAS, se você não tem condições de castrar as fêmeas (ou os machos também) então vê se tem como separar? Só não usa anticoncepcional pelamordeDeus!

4) Qual é o melhor método?
R) Como dito no final da pergunta anterior: castração. É um pouco caro, dá trabalho cuidar de cães com cirurgia, principalmente se forem malinos como os meus, mas depois você não vai ter preocupação com cio, nem nada do tipo... Além da castração reduzir risco de câncer! Então gente, quem puder, CASTRE!

Sei que não entrei em detalhes, então fica a dica pra quem quiser saber mais: se aprofunde no assunto! (podia ser mais óbvio?) Pesquisem em sites confiáveis, leiam artigos científicos... Mas não vão só na conversa de veterinários! Porque eu caí muito nisso, achando que era suficiente e, muitas vezes, não é!

Outro detalhe importante que quero falar com vocês, quando levarem seu animal, independente de qual for, questionem... Às vezes o veterinário passa um remédio e diz "Dê duas vezes ao dia!", MAS não diz se pode dar junto com alimentos, se o melhor é seguir 12 em 12 horas, porque isso já aconteceu comigo, e depois (lendo e relendo) foi que descobri o que podia e não podia... E também o veterinário que indicou o anticoncepcional não falou das consequências, então tomem muito cuidado! Pode ser que eu tenha tido muita falta de sorte com veterinários por aqui... Espero que vocês conheçam um bom, mas sempre é bom dar uma pesquisada!

Então é isso, qualquer coisa podem falar e/ou perguntar nos comentários que se eu souber eu respondo, se eu não souber, posso pesquisar ou indicar uma fonte confiável!

Abraçoo da Helena :)

4 comentários:

  1. ESPERA AÍ, DEIXA EU ENTENDER: TEM PESSOAS QUE USAM ANTICONCEPCIONAL EM ANIMAIS? Nossa, eu juro que nunca tinha nem sequer lido, nem ouvido sobre isso. Que coisa ridícula gente :o desculpa, mas fiquei chocada com isso. Se nem a comida que comemos é indicada para alguns animais, como anticoncepcional vai ser? Olha, acho esse post muito informativo e importante, mais pessoas deveriam saber disso! Parabéns!

    www.atrasdodiploma.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente existem sim Aliscia, e acontece muito... São anticoncepcionais específicos para cadelas, injetáveis... Mas levando-se em consideração as doenças gravíssimas que podem causar, não sei porque ainda permitem o comércio desse produto...
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Mari, isso que você disse realmente é MUITO IMPORTANTE!! Como uma defensora dos animais que sou eu também digo para as pessoas não darem anticoncepcional para as cadelas, porque já sabia de alguns riscos. Você com certeza esclareceu melhor quais são os riscos. Apesar dos apesares, a castração ainda é o método mais eficaz, saudável e que não ameaça a saúde do nosso pet. Algumas cidades e estados fazem a castração gratuita para famílias de baixa renda. Aqui onde eu moro (Teresina - PI), começou esse ano esse procedimento. Parabéns pela matéria! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Veeh!!
      É muito bom quando tem esses locais que fazem castração gratuita, até porque no particular é caro, e ainda tem os remédios... Tomara que todas as cidades tenham hospitais veterinários gratuitos e façam castração também!!

      Excluir