terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Tratamento da Erliquiose canina (no meu cão)

Olá pessoal!

Só pra finalizar sobre as doenças transmitidas por carrapatos, gostaria de falar sobre o tratamento de Erliquiose canina no meu cão. Primeiramente é importante estar atento aos carrapatos que surgirem, ao seu controle  e, caso apareça um dos carrapatos citados na postagem anterior, ficar atento! Os sintomas iniciais são bastante parecidos com outras doenças de cães, podendo muitas vezes ser confundida (até mesmo pelo médico veterinário), e quanto notar a doença já estará bastante avançada, dificultando a melhora ou cura do animal. Estando atentos à isto, deve-se levar o cão ao veterinário, porque para realmente confirmar a doença só com exame de sangue. No entanto, urina bastante escura é um dos sinais de presença da doença.


Após a confirmação deve-se ficar ainda mais atento... Porque muitas vezes ela acaba abrindo portas para outras doenças, principalmente pela baixa imunidade que causa no cão. No caso do meu cachorro, foi utilizada doxiciclina (comprei por 45 reais a caixa), que é o antibiótico mais indicado para essa doença. Por causa do tamanho dele (mais de 20 kg), um comprimido de 200 mg de 12 e 12 horas. IMPORTANTE: não dê o comprimido junto à refeição, dê um pouco antes (meia hora, por exemplo) ou depois, pois junto ao alimento pode dificultar a absorção do remédio pelo organismo (quase o mesmo que não dar o remédio). Pode ser dentro de um pedaço de carne ou fígado, por exemplo. Além disso, é importante que dê pra ele: vitamina C (pra melhorar a imunidade) e complexo B (pra ajudar a melhorar o sistema nervoso).
No caso dos meus cães que são idosos, dei algumas vezes um antitóxico (devido ao uso contínuo de antibiótico) e omeprazol (pro estômago, também por causa do antibiótico). A vitamina C (comprimidos; NUNCA efervescente), o complexo B  e o omeprazol comprei na farmácia humana mesmo, um comprimido ao dia. Já o antitóxico, que é líquido, comprei na farmácia veterinária e dei duas vezes ao dia.
Então foi da seguinte forma: omeprazol em jejum, praticamente durante todo o período do tratamento; quando utilizei o antitóxico (a cada 10 dias) coloquei junto à refeição, a quantidade de acordo com o peso do meu cachorro (então cada vez durou dois dias); vitamina C também junto à refeição; após uns 30 minutos do 'almoço' (sim, eles almoçam e jantam) eu dei o antibiótico (após porque o estômago já está "forrado", diminuindo risco de problemas no estômago); e complexo B no jantar; aí à noite dei o antibiótico mais do que meia hora, porque procurei ser fiel ao "12 em 12 horas". O tratamento durou aproximadamente uns 40 dias.


Importante também, caso o animal fique sem querer comer, compre algum suplemento que abra o apetite e alguns petiscos (tipo esses de carne, que vendem no supermercado) de acordo com a idade. Ou pode dar um pouco de fígado de galinha, pra evitar ou acabar com a anemia, a resposta do animal vai depender (pode ser que dê dor de barriga). E caso fique com anemia, se não der certo o fígado, compre um remédio específico pra anemia que vendem nas lojas veterinárias (o preço varia, acho que a partir de 12 reais). Nunca dê leite, ele é de difícil absorção pelo organismo do animal e pode até acabar prejudicando.

Resumindo: o tratamento é simples, mas um pouco trabalhoso, e você vai ter que ficar sempre atento! Qualquer dúvida consulte um veterinário.
No meu caso, quando um dos meus cachorros morreu eu meio que fiquei 'desconfiada' dos veterinários, então comecei a pesquisar mais e mais... E vi que muitas coisas não me falaram... Observei também o que provavelmente deu errado com o outro e mudei, com o segundo que ficou doente deu tudo certo! E, segundo os exames de sangue que o veterinário fez, ele está bem agora! O que não vai me fazer deixar de ficar atenta...

É isso gente!
Fiquem atentos aos seus filhos pets e tudo de bom!

Helena :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário