terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Paisagismo e Jardins

Olá pessoas, como vocês estão?

Para complementar um pouco a postagem de ontem, vou falar um pouco sobre jardins. Afinal, é praticamente impossível haver paisagismo sem eles, pois eles o compõe. Jardim nada mais é, que um local limitado onde serão cultivadas plantas e que tornem o ambiente mais harmonizado, que traga certo bem estar, porque ninguém merece ficar só olhando pro "concreto", certo?
E uma das coisas que se busca no paisagismo é justamente essa sensação de conforto, de se sentir bem naquele local. Vamos ver a diferença?


Essa casa até que tem uma "graminha", mas olha bem pra ela... Não sente falta de algo?
Agora, olha essa outra:


 Completamente diferentes, né?

E não me venha com "ah, mas minha casa é pequena, não dá", dá sim! É por isso que existem dois tipos de paisagismo o macro e o micro. Como o próprio nome já diz, o macro paisagismo é para grandes jardins, praças, condomínios... E o micro paisagismo para jardins pequenos, terraços.
Exemplo de micro paisagismo:


Exemplo de macro paisagismo:


Lindos né?
Dá pra ver que dá pra fazer um ótimo trabalho com os espaços de vocês tem na sua casa ou até mesmo apartamento!


Mas não pensem que paisagismo é simplesmente colocar várias plantas em um ou mais jardins e tá tudo certo... Não é por aí. Não vale, por exemplo, colocar tanta planta arbórea e arbustiva que vão esconder a casa, não é essa a intenção... E sim, destacar as melhores partes do local. Também lembrando que no paisagismo podem ser utilizadas várias coisas para deixar o ambiente mais bonito, como exemplos: caminhos com "pedras" (ou rochas), "lagos" com ou sem peixes, pontes (pequenas mesmo), vasos...
 

Aí você diz: "Mas eu não tenho muito dinheiro, não tem algo mais barato?". Que tal usar reciclagem?



Há uma série de opções dependendo da criatividade e, é claro, do bolso!
Depois eu trago aqui algumas ideias simples para vocês fazerem aí, hein?
E depois tem mais assunto sobre o tema!

Abraçoo da Helena :)

2 comentários:

  1. uns verdinhos na entrada de casa faz toda diferença! é como limpar a energia antes de entrar. acho lindo, só não faço aqui porque meu gato come todas as minhas plantinhas D: como faz?

    https://www.sushibaiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Susan!
      Tenho gatos em casa também e sei como é problemático pra quem quer ter plantas... Já li várias coisas a respeito, cheguei a usar borra de café (coloca em um copinho próximo às plantas), mas tinha que trocar diariamente e eis minha 'dificuldade'... Mas você pode cultivar plantas repelentes para gatos e que não fazem mal à eles, como arruda e capim santo (apesar de que o capim santo daqui não escapou). Pode também colocar cascas que frutas cítricas ao redor das plantas, porque eles não gostam...
      Aqui em casa eu tive que ceder um espaço no jardim para meus gatos huahuahua Como eles são territorialistas sempre vão para aquele cantinho, e tem que ter uma planta com um caule mais grosso pra "se esfregarem", não tem jeito... Mas dá pra ter as plantas. De preferência plante quando a muda tiver maior (+/- 1 metro), porque eles adoram pequenas... E também notei que depois de um ano de idade e que fiz a castração(macho)/histerectomia(fêmea), eles ficaram mais comportados também!
      Espero ter ajudado :)

      Excluir