quinta-feira, 31 de maio de 2018

[RESENHA] Salvos Pelo Amor

Olá, pessoal!
Como estão? Espero que ótimos!!

Hoje trouxe uma resenha de um livro muito especial: Salvos Pelo Amor, da escritora Juliane Rodrigues. Quem me conhece bem pouquinho sabe que gosto de vários tipos de escrita, de gêneros literários... E também sabe o quando gosto das mensagens deixadas pelos autores nos livros. Às vezes são bem simples, outras são bem mais profundas e nos fazem refletir bastante. Esse livro faz parte do segundo caso. E por que não falar que esse livro pode realmente ajudar a salvar alguém? Por vezes, durante a leitura, frases, trechos e situações no livro mexeram bastante comigo, até me deram certa paz. Sim, paz. Vamos lá? Espero que nessa resenha vocês consigam entender um pouco do que estou falando.
Escritora: Juliane Rodrigues
Editora: Independente
2014
324 Páginas

Sinopse: "Tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto. Ofendido por sua ex-namorada, após ser traído por ela, Nic, guitarrista de uma banda relativamente famosa, vê no fato de Clara não ser uma mulher bonita a possibilidade de provar algo.
Mas tudo muda quando ele fica doente. Clara tem que se decidir: abrir a porta de sua casa para o guitarrista arruinado ou deixá-lo à própria sorte.
A convivência com alguém tão especial fará com que Nic queira mudar e ser salvo por ela. Ele está certo de que Clara é um anjo, mas, anjos existem?
Com o convívio, Nic absorve exemplos de Clara e compartilha escolhas que o fazem mudar, mas Clara ainda não está preparada para essas mudanças.

Salvos pelo Amor deixa claro que ninguém é tão feio quanto se vê ou tão belo quanto se idealiza."
Dois jovens completamente diferentes. Nic era guitarrista de uma banda, o Ribanas, tinha o hábito de dormir bem tarde e, consequentemente, levantava à tarde. Apesar disso, ainda era pontual nos ensaios, pois realmente amava o que fazia. Era, geralmente, bem sério e gostava de se vestir de preto. Mas não como um "rock star". Clara trabalhava numa gravadora, a Records, apesar de ser muito competente e estar empregada lá a muitos anos, ainda não fora reconhecida pela empresa, não assessorando nenhum artista famoso. Não era muito vaidosa, vestia-se com calças maiores que seu número, usava camiseta e tênis, também não largava a mochila e, claro, seus óculos. Seu cabelo estava sempre preso, às vezes bagunçado, mas ela não se importava com isso.

"Poucas pessoas são tão obstinadas quanto Clara. Ela não via a possibilidade de as coisas darem errado, e mesmo que isso acontecesse, ela sempre via a saída antes de todos."

Clara tinha 46 irmãos. Não, eu não digitei errado, são 46 irmãos! Isso porque ela é adotada, assim como eles. Durante a infância, todos moravam no Amanhecer, um orfanato cheio de amor. Como era a única menina/mulher entre eles, talvez tenha aprendido a se vestir assim pela convivência, ou simplesmente por achar mais confortável. Ela era muito amorosa, todos gostavam dela e ela fazia amigos por onde passava.

Já Nic era bem complicado. Não se relacionava muito bem com a família e, também por isso, morava sozinho. Achava que tinha muitos amigos, porque quando ia pra "farra" estava cercado por muitos conhecidos, mas não era bem assim. Ele estava magoado, acabou de sair de um relacionamento em que fora traído, só que a sua tristeza talvez não fosse por amá-la, mas a forma como ela o fez.

Nic e Clara não eram completamente desconhecidos. A banda dele era assessorada na empresa que ela trabalhava e eles acabavam se encontrando, mas só se falavam quando absolutamente necessário. Certo dia, Nic faz uma espécie de aposta com seus colegas de que encontraria uma pessoa melhor que sua ex, depois pensou que, na verdade, qualquer mulher seria melhor. A escolhida para essa "demonstração" foi justamente Clara. Ele se aproximou com um objetivo egoísta e até mesmo cruel. Ela foi educada. mas não gostava dele.
Mesmo assim os dois acabaram saindo, afinal, Nic queria que seu plano desse certo o mais rápido possível. Ele e Clara se conheceram um pouco mais. E nesse pouco ele já começava a se arrepender, ela era uma boa mulher e não queria machucá-la. Quando sai para beber acaba se excedendo, precisava descontar na bebida tudo o que ele estava sentindo. No outro dia não apareceu para o voo com a banda, era um show importante e ele parecia ter se esquecido disto. Clara, então, fica encarregada de encontrá-lo, e assim o faz. Ela conseguiu entrar em seu apartamento e o viu caído no chão, desacordado.

Sem alternativa, ela o leva para o hospital. Permanece lá até saber como está a saúde dele, enquanto isso, a banda encontrou um novo guitarrista, iriam sem ele. Desde, então, Nic foi expulso da banda, mas ainda não sabia disso. Ele estava doente, diagnosticado com hepatite C, não poderia mais beber e tinha que seguir todas as indicações do médico. Precisava ser cauteloso, coisa que ele não era. Mas, para sua sorte, Clara estava ao seu lado, era boa demais para deixá-lo sozinho. Fazia muito tempo que ele não entrava em contato com a família e não poderia falar para pedir cuidados. Ela então o deixa ficar na casa dela, seria só por uma noite, mas ele passa mal novamente e ela acaba cuidando dele por vários dias.

Nesse tempo em que conviveram na mesma casa, Nic conheceu lados de Clara que lhe chamavam muito a atenção. Não, ele não a achava bonita, mas era boa, divertida, focada e ele começou a admirá-la cada vez mais. Quando deu por si, esse sentimento estava se transformando em amor. Algo que ele não queria, não poderia se permitir amá-la. E fez tudo para impedir isto. Clara se acostumou com a sua companhia, aos poucos Nic melhorou seu temperamento, estava mais agradável e isso era muito bom. Pensava em comprar um cão quando ele fosse embora, ficar sozinha novamente seria estranho.

"Quando foi dormir, Nic tinha certeza de três coisas: a primeira é que ainda não tinha sido feliz de verdade, a segunda é que Clara era uma mulher feia e a terceira era que ela mexia com ele, que retirava dele sentimentos adormecidos."

Clara era um anjo para Nic, ela o fez mudar para melhor, o fez querer ser melhor. Seus sentimentos estavam cada vez mais claros, mas ela não parecia sentir o mesmo. Estaria Nic realmente a amando ou seria apenas gratidão? Poderia Clara sentir o mesmo? Eles se separariam e seguiriam suas vidas normalmente ou permaneceriam juntos? São perguntas respondidas ao longo de uma leitura leve e cheia de amor.

"(...) Onde está a felicidade para um, pode não estar para outro, bem como a forma de se obter felicidade é relativa. Tudo vai depender  de por qual janela do prédio você está olhando o que quer ou deseja; no momento que se alcança o que se almeja, entende-se que encontrou a felicidade.  (...) Mas ser feliz é mais do que isso."
O livro está à venda em formato físico e pode ser adquirido no site Salvos Pelo Amor.

Sigam:
Instagram;
Skoob.
Sobre o Movimento Salvos pelo Amor

"O grupo cresceu e se organizou com o objetivo de testificar que o Amor pode salvar. Dessa forma, prestam apoio e assistência a projetos já existentes e buscam ser exemplo e incentivo ao surgimento de novos grupos que atuem pelo Amor.

O movimento não tem caráter religioso ou político, podendo-se dizer que o Amor é a sua principal bandeira.  Vem desempenhando planos cada vez maiores para falar e viver o Amor, tal qual propõe o livro: Amor a Deus, a si mesmo, à família, entre o casal e ao próximo.

A primeira e principal atribuição dos voluntários do movimento são as festas realizadas mensalmente em dois abrigos para menores (orfanato e casa de passagem), na cidade de São Gonçalo/RJ. Mas o desejo de fazer mais por essas crianças foi crescendo e o grupo se mobilizou para o lançamento do livro infantil Ser Diferente é Legal, cuja arrecadação será totalmente revertida em favor das causas sociais nas quais o movimento atua." (A escritora)
O livro é escrito em terceira pessoa, mas de uma forma que o leitor consegue entender cada detalhe, cada pensamento e sentimento dos personagens, e isso já me cativou bastante. A forma como a escritora "conversa" com o leitor durante o livro é bem interessante e nos faz sentir mais próximos. É contada a história de Clara e Nic, como eles eram quando praticamente não se conheciam e a forma como ambos mudaram após conviverem. Sim, não foi só Nic que mudou, Clara também mudou bastante.

Ela o fez querer e ser melhor, e ele revelou sentimentos que ela mantinha preso a muito tempo, sentimentos sobre "se sentir feia". Afinal, era assim que as pessoas a viam: fisicamente feia. E ela buscava compensar isso sendo gentil, eficiente, eficaz, cuidadosa, responsável... Até que isso parecia não ser o suficiente. Isso realmente a machucou e a Nic também.

É um livro escrito com amor, de forma claramente visível na leitura, cheio de amor e que transmite amor!! Sabe aqueles livros que te fazem sentir bem? Este é um deles. Muitas coisas comentadas nesse livro nos fazem refletir sobre nós mesmos, de uma forma bem especial. Nos faz pensar sobre nossa fé e o que ela realmente é. Nos fazem pensar sobre nosso relacionamento conosco, com outras pessoas e, principalmente, com Deus.

Eu fiquei simplesmente encantada e grata!
Agradeço imensamente à autora pela parceria, paciência e por me apresentar a um livro tão maravilhoso!

Espero que tenham gostado, que adquiram o livro 
e se permitam ser preenchidos pelo amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário