terça-feira, 22 de maio de 2018

[RESENHA] Elizabete: A Morte Do Cisne

Olá, pessoal! 

Hoje trago mais uma resenha! Dessa vez do livro Elizabete - A Morte Do Cisne, do escritor parceiro aqui do Ramificando, Adalberto Scardelai. Vamos lá?
Adalberto Scardelai
Desfecho Romances
2015
190 Páginas

Sinopse: "É a história de Elizabete Drebes, a única estrangeira a se tornar a primeira bailarina do conceituado Bale de Bolshoi. Vinda de um pequeno vilarejo do litoral norte da Itália, enfrentou uma guerra sangrenta que destruiu toda a Europa, venceu o preconceito e lutou contra todos para alcançar seus objetivos. Se tornou mundialmente famosa. Apesar do sucesso, sua vida foi um desastre com casamentos falidos, alcoolismo e de idas e vindas de hospitais. E a história de luta narrada pelo editor-chefe do jornal francês Le Monde, um homem apaixonado por este amor impossível. É um drama com uma narrativa entre passado e presente de uma historia que beira ao real e que poderia ser a vida de qualquer um. Elizabete - A Morte do Cisne. Um livro intenso, verdadeiro e único."
O livro conta a história de Elizabete Drebes, escrita por Vittorio de Cicca. Ele era editor-chefe do Le Monde, um dos jornais mais importantes de Paris. Mas antes, foi um morador de um vilarejo Riomaggiore, localizado no litoral norte da Itália. E foi lá, que conheceu sua amada. Aos seis anos, ele estava brincando com seus colegas quando todos se animaram dizendo "ela nasceu", e todos foram correndo para a casa da Sra. Concheta, sim, Elizabete acabara de nascer.

"Dormia como um anjo. Respirava como um anjo. Fiquei ali fascinado e percebi seus pezinhos  se mexendo freneticamente, mesmo dormindo ela já esboçava seus primeiros passos de balé."

Ele fazia de tudo para estar ao lado dela e protegê-la, desde criança ele tinha um encanto por aquela menina. Tornaram-se grandes amigos, ela o chamava de Vitto, ele a chamava de anjo. Porque era assim que ele a via desde que nasceu, como um anjo. Elizabete também era muito apegada a ele, mas se tinha algo que tomava toda a sua atenção era o balé.

Dona Domenica era professora de balé e todos os dias tinha na frente de sua casa Elizabete e Vitto, desde criança ela estava ali, observando, até finalmente poder ter as tão sonhadas aulas. E quando deu conta, aos quatro anos, depois de muito esforço, ela estava dançando O Lago dos Cisnes. Foi essa a apresentação que a transformou na primeira bailarina do Balé de Bolshoi.

Depois deste dia, Elizabete precisou se mudar, esse foi um dos momentos mais difíceis para Vittu. Estar longe dela seria extremamente ruim para ele, mas ela seguia seu sonho. Mais tarde, ele foi convocado como soldado  na II Guerra, não tinha opção. Foi um dia muito difícil para os moradores de Riomaggiore. Juntamente com outros jovens, Vittu deixaria o lugar onde nasceu rumo ao desconhecido, mas procurou sempre dar o seu melhor e subir de posição.

"Imaginei quantas mães sentiram o mesmo que minha mãe, quantas mães choraram em vão por seus filhos tombados no campo de batalha, quantas mães apenas receberam medalhas e bandeiras e nunca receberam seus corpos e seus filhos de volta."

Em Paris, após a guerra, Vittu teria a chance de rever Elizabete. Ela, por sua vez, buscava construir sua vida ao lado de alguém que a amasse. Mas sempre acabava fazendo escolhas erradas e sofrendo por isso. Ao reencontrar com seu anjo, Vittu ficou muito feliz, só que ao saber tudo que ela passou, essa felicidade de transformara em tristeza e preocupação. Mas ela estava ali, ao seu lado, e isso o tranquilizava.

"Ela é o tipo de mulher que a gente tem vontade de acordar ao lado dela todos os dias até o fim de nossos dias. De olhar ela dormindo, tocar sua face, tocar seus cabelos, abraçar por trás bem devagarzinho e simplesmente ficar ali, ouvindo sua respiração..."

Elizabete se tornou uma grande bailarina, mas ser bailarina não era fácil, teve tanto o que vivenciar, coisas que nunca pensou que teria que passar. Sua vida amorosa também era cheia de conflitos. Enquanto isso, Vittu estava sempre à sua espera, desejando que um dia sua amada também quisesse ficar ao seu lado, não como amiga, mas como a mulher que se transformara.

"Você é apenas um anjo que caiu no meio de lobos. Sempre cercada por lobos. Você é meu anjo."
Vocês podem adquirir o livro pelo site da Amazon ou da Editora Multifoco.

Encontrem e sigam o autor:
Facebook;
Instagram;
Site.
A maior parte do livro foi escrita em primeira pessoa, já que é Vittu que conta toda a história de Elizabete. Os capítulos foram escritos colocando-se o ano do acontecimento, mas não em ordem cronológica, por isso é importante sempre ficar atento. A leitura é bem leve, o autor consegue passar para o leitor todos os detalhes necessários para o entendimento da estória e também consegue transmitir cada sentimento dos personagens.

Vittu passa toda a sua vida desejando ficar ao lado de seu anjo. Mas Elizabete tinha um sonho que a deixava um pouco (ou muito) cega para tais sentimentos. Ela também o amava, mas o balé era como um vício e todas as vezes que ela quase deu a oportunidade ao amor, ela deixou para trás pelo balé.

É um livro cheio de amor, mas também demonstra as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos personagens, principalmente por Elizabete. Cada escolha que ela fez teve um resultado muitas vezes cheio de tristeza e mágoa. Mas Vittu também passa por muita coisa e, mesmo assim, não consegue tirá-la de seu coração, por  isso sempre que ela precisava, ele estava lá.

Confesso que me irritei com Elizabete muitas vezes, como ela poderia ignorar o amor daquele homem? Mas também é preciso compreender que desde criança ela sonhava em ser bailarina e um momento de hesitação poderia acabar com toda a sua carreira. Vittu, com aquele jeito de se doar completamente, também me deixava um pouco chateada às vezes, dava vontade de entrar no livro e ter uma séria conversa com ele!

Tirando uma mensagem do livro, acredito que ele demonstrou o quanto nossas escolhas afetam as nossas vidas e também de outras pessoas. Que nós devemos ser sinceros com nossos sentimentos e ver o que realmente importa, porque depois pode ser tarde demais. A vida não é tão longa quanto muita gente acredita ser. Guerras, doenças, acidentes, mudança de endereço, tudo pode nos afastar daquilo e/ou daqueles que realmente importam. Então temos que ter sempre isso em mente.

Agradeço ao autor por ter me dado a oportunidade de ler esse livro tão maravilhoso.

Espero que tenham gostado e que adquiram o livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário