domingo, 20 de maio de 2018

[ENTREVISTA] Autora: LS Morgan - Livro: Desejo de Vingança

Boa tarde, pessoal!
Tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe para vocês uma entrevista com a escritora L. S. Morgan, autora do livro Desejo de Vingança. Lembrando que tem resenha dele no post anterior, não deixem de conferir! Mas antes, uma pequena biografia:

Entrevista

Primeiramente, agradeço a autora pela disponibilidade para participar da entrevista. Tenho certeza que muitos leitores estão curiosos e com vontade de fazer mil perguntas! Tentei escolher as que considero serem mais “comuns”. Vamos começar?

1. Quando percebeu que tinha vocação para ser escritora?

Sempre escrevi, desde pequena. Mas escrevia histórias mesmas. Ideias na mente de uma criança que colocava no papel e escondia debaixo do colchão (até um dia minha mãe encontrar e jogar tudo fora). Na adolescência criava pequenos contos e focava nas poesias e poemas. Já na fase adulta, escrevia livros (sempre deixando incompletos) e os largava no computador. Foi somente quando eu descobri que existia plataformas como Wattpad e agora Luvbook que eu pude tirar os “livros escondidos” e expor para pessoas estranhas conhecerem e opinarem. Desde então tudo mudou, e comecei a levar a sério essa “vocação” de ser escritora.


2. Quais as dificuldades para um escritor lançar seu primeiro livro?

Muitas: A maioria das editoras pede dinheiro para publicar. É difícil ter acesso às editoras de renome sem um agente literário e no Brasil devemos ter apenas menos do que os dedos das mãos e estes estão com seu portfólio de autores lotados. A auto publicação é uma opção, mas também requer razoável investimento e ainda assim o autor não conseguirá distribuir  sua obra nas livrarias físicas. E o que nos salva é a Amazon, que proporciona a publicação digital e distribuição nacional.

3. De onde veio a inspiração para escrever o livro "Desejo de Vingança"?

Ouvindo “Dark Horse” da cantora Katy Perry em uma versão cover cantada por Our Last Night. Eu literalmente tive uma “visão” do protagonista. A primeira cena inteira do livro foi exatamente como vi, como senti. 

4. Como você cria seus personagens? Alguma vez já se baseou em alguém que conhece ou conheceu?

Alex Hazel veio em forma de inspiração, a “visão” que tive dele por conta da música, não tem base em nenhuma pessoa conhecida, mas outros personagens vieram de influências de pessoas reais. 
A bondosa Magali foi uma mistura de minha Tia avó com uma secretária que trabalhava na Procuradoria aqui do Rio de Janeiro, então misturei o jeito fofo e espertinho de uma com a vivência forte e dura de outra. Patrícia tem muito de mim, meu jeito meio maluco de ser. Esses são do livro Desejo de Vingança.
 Já no outro livro que se encontra no Wattpad (Desejos Ocultos) também usei muito da inspiração, sem influências de pessoas reais, embora uma louca histérica com ciúmes do marido todo mundo conhece uma, não é?
Mas sobre a construção mesmo dos personagens, sejam por inspiração ou influência na vida real eu os construo detalhadamente antes de escrever o livro. 
Faço uma ficha de cada um contendo informações como características físicas, características psicológicas, idade/data de nascimento, objetivo na história, qualidades, falhas, se for protagonista ou relevante qual o seu “egon” sua agonia, o que ele traz, qual seu objetivo no livro, qual sua motivação, qual o conflito dele, o que tem que acontecer com ele na história e sua “epifania”, ou seja o que ele aprende, ou o que ele muda ao fim da obra. 
Enfim, como podem ver é um trabalho detalhista e tem mais suor do que inspiração. Somente a partir destes detalhes escritos, o personagem está concluído, pronto para se “infiltrar” na história. Faço isso não somente com os protagonistas, mas também com antagonista(s) e secundários.

5. Sua personalidade/atitude é similar à de algum dos personagens do livro?

Sim, sou livre e doidinha como a Paty, porém quando estou magoada e ressentida sou como a Lara, ou seja, me fecho em uma concha, não conto o que está me aborrecendo, guardo para mim a dor.

6. Quanto tempo demorou para concluir o livro?

Xiiiiii. Lembro não, acho que durou meses.

7. Geralmente, quando os autores querem escrever um livro, eles leem bastante sobre o assunto antes, para se aprofundar mais. Nesse sentido, quais livros você leu para ter uma melhor base para a história?

Na verdade em Desejo de Vingança não li nada antes para criar a história, mas no desenvolvimento dela precisei de pesquisas e consultorias em áreas que desconheço, como por exemplo tudo relativo a empresa de Alex, tive a ajuda e consultoria de dois amigos. Quando teve questões médicas envolvidas li bastante artigos e reportagens sobre o assunto abordado. 

8. Tem algum personagem favorito em seu livro?

Paty!!! Afinal... #patymerepresenta 

9. Que tipo de público você pretende atingir com sua obra?

Jovens adultos.

10. Como é sua rotina para escrever? Tem alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?

Eu tinha, na época que escrevia Desejo de Vingança me obrigava a escrever todo dia, nem que as cenas fossem todas para o lixo. Porém, hoje, devido a compromissos e vida familiar, vergonhosamente não ando praticando, mas pretendo voltar logo, até porque tenho que terminar Desejos Ocultos (ou serei linchada em praça pública) e fazer o livro da Paty (ou farão vudu de minha pessoa) >risos<

11. As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira, seguindo depois um esquema previamente traçado?

Tem muita inspiração sim, principalmente as falas de personagens, eles “ganham vida própria” e começam a falar sem eu planejar, mas eu faço “a poda” depois, lapidando o que foi escrito por inspiração e usando técnicas narrativas para solidificar a trama. Já a trama faço sim um esquema previamente. No caso de Desejo de Vingança fiz até organograma dos principais acontecimentos do inicio ao fim. Então quando ia escrevendo seguia o que foi planejado.

12. Qual é o seu livro e autor(a) preferidos?

Livro preferido é difícil, mas posso citar O perfume de Patrick Süskind, O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde e Conversando com Deus de Neale Donald Walsch. Pelo menos esses 3 livros devo ter lido no mínimo umas 4 vezes ou mais. Autores preferidos são Paulo Coelho, Ágatha Christie, Sidney Sheldon e tantos outros.

13. Haverá continuação para o livro? Se sim, tem alguma previsão para lançamento?

Não pretendo lançar uma continuação dele, mas sim os livros dos personagens secundários, do Eduardo, do Marcus (com Patrícia). Porém, eu tenho material para um segundo livro Desejo de Vingança, eu só não tenho saco para escrever, não no momento. Este livro trouxe uma carga emotiva e psicológica muito forte para mim, foi um trabalho minucioso e detalhista escrever essas mais de 600 páginas de livro. Fazer toda a teia de mistérios, a trama que prendesse o leitor a cada virada de página e que o mantivesse curioso ao final de cada capítulo. Foi difícil pra caramba. Confesso. Então tudo o que quero agora é dar um sossego para Alex e Lara curtirem seu casamento, sua família e quem sabe, quando eu estiver com a mente livre e o coração cheio de maldades trago o livro 2 e com ele mais ação, mais conflitos e um novo vilão (ou vilã) para dar um abalo ao casal.

14. Alguma mensagem para os leitores?

Sou grata a cada leitor de Desejo de Vingança (do Wattpad, Luvbook, Widbook e Amazon), mas dedico um carinho especial àqueles que divulgam o livro em suas redes sociais, que chamam as(os) amigas(os) para ler, que vão até a Amazon  votam 5 estrelinhas no livro e deixam sua opinião de puro amor, que terminam o livro e levam a mensagem de amor e perdão para a vida. A estes, meu carinho especial, minha gratidão incondicional.
Mais uma vez, muito obrigada pela disponibilidade em responder à entrevista!
Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa escritora maravilhosa!!

2 comentários:

  1. Eu que agradeço a Vc por abrir um espaço em seu blog e em suas redes sociais para divulgar meu trabalho. Gratidão pelo carinho das palavras. Não sou maravilhosa, mas sim todos os leitores da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! ❤ Fico muito feliz por estar contribuindo de alguma forma para que mais leitores se interessem e leiam esse livro incrível! É sim 😌 Os leitores também são então kkk 💕

      Excluir