sábado, 7 de julho de 2018

[RESENHA] Manual do Anti-Esquecimento

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimos!

Hoje eu trago a resenha do livro Manual do Anti-Esquecimento, em parceria com a autora Fátima Aparecida da Silva. Um livro bem leve e divertido, para todas as idades!
Autora: Fátima Aparecida da Silva
Editora: Independente
2018
300 Páginas

Sinopse: "O que um garoto faria se estivesse com amnésia? E se só tivesse esquecido a infância e sentisse que algo importante estava sendo perdido? Kennedy Murray não medirá esforços para descobrir mais sobre si mesmo. 
Com 16 anos, humor contagiante e uma popularidade inevitável, o irlandês não sabe mais o que fazer para se lembrar dos primeiros anos de vida. Está decidido a tentar novos métodos, assim talvez consiga alcançar seu objetivo num futuro extremamente próximo. E ele ainda precisa fazer isso sem deixar os populares descobrirem seu segredo: Por debaixo do corpo atlético, Kennedy é, na verdade, nerd dos pés à cabeça. O problema é que uma certa garota intrigante e insuportavelmente autêntica pode distraí-lo mais do que deveria ser possível. 
Kennedy conhece Elizabeth de uma forma inusitada. Foi ódio à primeira vista... Pelo menos foi o que Ken achou antes de ambos terem que viajar juntos por um longo tempo. Países diferentes, pessoas novas, segredos... Bem, tudo pode ficar divertido com o tempo, certo? Mas, ainda assim, Elizabeth pode acabar com todo o plano de anti-esquecimento do garoto. E agora?"
Kennedy (Ken) é um típico garoto popular. Mas isso porque tem medo de demonstrar sua verdadeira personalidade, medo de ser julgado por aqueles que acredita serem seus amigos. Sua irmã Bridget (Bri) é viciada em duas bandas britânicas e a One Direction. E é através dela que ele conhece Elizabeth (Lizzie). Ele a pega no flagra dançando e cantando no quarto de sua irmã e o primeiro contato dos dois não é nada amigável.

"Tenho que esconder que sou viciado em livros, fingir que sou levemente burro, não lembro da minha infância e agora consegui conhecer uma garota que me tira do sério."

Ken decide se tornar amigo dela, afinal, sua irmã gostaria disso. Lizzie não demonstra ser nada fácil, mas ele é insistente e vai tentar se aproximar dela de todo jeito. De um jeito bem atrapalhado, aliás. Ela é uma nerd, daquelas que não tem vergonha ou receio algum de demonstrar isso, nem se importa com as opiniões alheias. Isso também chamou a atenção de dele, já que eles tinham várias coisas em comum, como algumas bandas, escrever poesias, ter gosto pela leitura. Mas isso ele vai descobrindo aos poucos. E é uma viagem que eles farão juntos (e com os familiares de Ken e Connor, seu melhor amigo) que eles vão se conhecendo mais.

"Poucas horas com ela, diversos pensamentos ridículos. Poucas horas com ela, várias discussões. Poucas horas com ela, um nariz quebrado. Poucas horas com ela, perda de controle. O que aconteceria se eu ficasse dois meses próximo de Elizabeth Fitzwilliam?"

O sentimento de Ken por Lizzie vai mudando e ele vai se apaixonando por ela. Isso faz com que ele tente conquistá-la. Mas ele tem outro problema, precisa recuperar sua memória. Ele não se lembra do que aconteceu antes dos 6 anos e essa lacuna na memória o deixa sempre inquieto. Se ele ficar mais próximo de Lizzie, isso seria ruim, certo? Afinal, a garota era uma distração. Seu jeito divertido, seus gostos, até mesmo sua doce voz. Faziam Ken ficar completamente encantado.

"Uma música do Mc Fly afirma que amar é fácil. (...) E lá estava eu, apaixonado, ferrado e contrariado. Não demorou muito para que eu descobrisse que Love Is Easy é a maior mentira existente."

Lizzie também acaba tendo seus sentimentos mudados. O fato de Ken tentar "acertar" cometendo vários erros acaba deixando um pouco divertido. Mas é o que ela descobre sobre a personalidade dele que a conquista mais. Só que ela sabe que mesmo se lhe der uma chance, eles voltarão para a escola um dia, e lá ele não é nada disso.
O livro está disponível para compra no site da Amazon, e aproveitem porque até o domingo (dia 08/07/18) ele está GRATUITO! Depois da leitura, vocês podem ir lá no Skoob e dar sua opinião, assim como comentar no site da Amazon.

Quem preferir, pode ler a degustação lá no Wattpad. Mas aproveitem a promoção!

Encontrem e sigam a autora no Instagram.
É um livro colegial, leve e bem divertido. Narrado em primeira pessoa, pelo Ken, que tem pensamentos bem agitados e confusos! O livro é bem escrito e toda a história se encaixa, inclusive a perda de memória dele, que envolve dor e mentiras. Mas aos poucos ele vai descobrindo algumas (muitas) coisas. E Lizzie acaba ajudando, apesar de ela realmente ser uma distração para ele. Cada capítulo tem uma regra do Manual, regras que não são seguidas por Ken e ele geralmente acaba se dando mal.

Algo que, para mim, foi legal e ao mesmo tempo um pouco chato, foram as inúmeras músicas e bandas citadas no livro. Algumas (poucas) músicas eu conhecia, mas a grande maioria não. Fiquei realmente "boiando" e eles super empolgados! (risos)  Mas eu fui procurando algumas no Spotify, gostei de várias, até acrescentei na minha lista e isso ajudou bastante. A mais legal foi a que coloquei na foto, Love Is Easy, do Mc Fly.

É um livro para dar boas risadas! Mas também levanta um assunto importante: o bullying. Ken procura esconder sua verdadeira personalidade por medo dos demais alunos. Como a própria Lizzie, que sofreu bastante com isso, inclusive e, porque não dizer, especialmente pela ex do Ken, Rose. Pessoas que criticam, julga, falam mal e até mesmo agridem fisicamente! Mas a forma como Ken muda, lida e ajuda a Lizzie a lidar com essa situação é bem legal.

A evolução e amadurecimento do Ken durante todo o livro é bem interessante. O quanto ele muda ao conhecer Lizzie, e também ao descobrir tantos segredos que o cercaram durante toda a sua vida. Ele passa a não ter medo de seus sentimentos e, o mais importante, de ser quem ele realmente é.

Se você não curte um romance hot, gosta de romances fofos (e mesmo assim cheio de problemas) e engraçado esse livro é para você!

Espero que tenham gostado! 💗

Nenhum comentário:

Postar um comentário