quinta-feira, 19 de julho de 2018

[RESENHA] Escolhida

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimos!

No final do mês passado, a escritora Elena Johnson me falou que faria uma leitura coletiva (LC) de seu livro Escolhida, que eu fiquei bastante curiosa para saber mais por causa dos quotes que ela selecionou e da sinopse. Essa também foi uma LC um pouco parada e demorei mais do que eu gostaria na leitura. Mas de forma geral é um livro bem interessante para quem gosta de livros de fantasia, que envolvam seres mitológicos. 
Autora: Elena Johnson
Amazon
2018
315 Páginas

Sinopse: "June Andrew é filha do segundo homem mais rico da costa Leste dos Estados Unidos. Por isso, está sempre cercada de seguranças, o que deixa sua liberdade limitada. Em seu aniversário de dezessete anos, a garota vê uma oportunidade de ser livre e comemorar da melhor forma possível sua saída do ensino médio e sua já conquistada vaga na universidade de seus sonhos.
Em uma viagem de cruzeiro de duas semanas pelas ilhas do Atlântico, dada de presente por seus pais. June terá a chance que precisa para provar aos seus pais e a si própria que não é mais uma menina que precisa de seguranças vinte e quatro horas por dia, e assim, evitar de estar cercada por eles na faculdade, poder ter liberdade para dirigir o seu próprio carro e medir seus próprios passos.
Porém o destino tem uma ideia diferente para o seu futuro. June sofre um terrível acidente ao cair do navio, que a deixa muito machucada e à deriva no Atlântico por um dia. Sua salvação aparece no formato de uma ilha, linda e misteriosa que aparentemente seria deserta..."
June Andrew ganhou um belo presente de aniversário, passar duas semanas em um cruzeiro sem seus pais ou guarda costas. O que a deixou muito feliz, pois já estava cansada de ser seguida por todo lado, ao mesmo tempo em que se sentia um pouco insegura, pois estaria sozinha pela primeira vez. Sua mãe reluta um pouco em deixá-la ir, mas não a impede. Os primeiros dias no cruzeiro foram calmos e June foi logo fazendo algumas amizades.

"Não consigo tirar da mente essa sensação estranha que estou sentido. Possivelmente é apenas o medo do desconhecido falando mais alto."

Em um desses dias, ela tem um sonho bem estranho, que parecia real, a deixando um pouco inquieta, mas sem dar tanta importância assim. Só que ela começa a se assustar quando coisas que aconteceram nele parecem estarem acontecendo. E, de fato, elas se tornam reais. June se desequilibra quando se encosta nas barras do navio, por sorte ela consegue segurar num bote salva-vidas antes de cair. Ela se machuca bastante, mas consegue ficar no bote. As coisas ficam ainda piores ao começar uma forte chuva. Quando ela percebe, já está próxima a uma Ilha.

"Choro, deixando todos os sentimentos negativos saírem do meu sistema, não faz mal algum extravasar um pouco, mas não posso perder o foco. Não agora. Não sozinha."

Tubarões começam a cercá-la, mas ela sente mãos a puxando e a levando dali. Ela foi deixada em uma gruta e não havia mais ninguém no local. June estava machucada e sozinha. O medo era enorme, mas o instinto de sobrevivência era maior. Por sorte, ela participou de acampamentos e conseguiu se virar. Mesmo assim, ela queria encontrar alguém, queria voltar logo para casa.

"O medo está me mantendo em pé. É tudo que eu tenho agora."

Ela não consegue encontrar uma pessoa sequer na Ilha e seu celular continuava sem sinal por mais que ela andasse pelo máximo que seus pés machucados conseguiam suportar. O desespero ia tomando conta, mas ela sempre focava em sobreviver. Finalmente ela escuta vozes, são pessoas cantando e ela corre para encontrá-las. Todos muito bonitos, altos, ela observa de longe, mas logo é vista. Eles tinham duas opções: matá-la ou transformá-la. Para sua sorte, Ágata, a rainha, decidiu transformá-la. Mas antes ela precisa passar por um treinamento.

"Esse mundo novo que acabei entrando é mágico, perigoso, excitante e empolgante, porém o medo cresce a cada palavra que me dizem."

June não tinha alternativa, teria que se esforçar muito nesse treinamento, Atina lhe tira algumas dúvidas, mas quanto mais ela pensa, mais perguntas ela tem. Afinal como assim eles não eram humanos? Sereias e tritões? Nada disso fazia muito sentido, exceto pelo fato de que todos podiam fazer coisas incríveis. Atina também queria saber como June tinha passado pelo escudo e entrar na Ilha, algo que nem ela sabia como explicar.

Ela será treinada por Atena, que não tinha ido com a cara dela nem um pouco. E Derek tinha a missão de protegê-la todo o tempo, o que os torna bem próximos. O treinamento é extremamente pesado, mas todos, exceto Atena, procuram tratá-la bem. Aos poucos ela vai aprendendo e ficando cada vez mais forte. Sua aproximação com Derek se torna algo mais e eles se apaixonam. Não deixando as sereias muito felizes.

"Eu me apaixonei por você na noite do meu primeiro pesadelo depois de tudo. Quando eu acordei chorando e gritando e você me segurou em seus braços e não ligou para as minhas lágrimas. Você apenas me abraçou e falou comigo."

Se June vencer uma prova, ela será transformada e poderá visitar sua família, afinal, ela seria um deles e não contaria seus segredos. Ao pensar nisso depois de tanto tempo, ela ficou confusa, pois ainda sentia muita falta de seus pais, ao mesmo tempo em que só de imaginar fora da Ilha, ela já sentia saudade de todos ali.
O livro está disponível no formato e-book lá no site da Amazon.
Ajudem para que mais pessoas conheçam o livro postando sua avaliação na Amazon e resenha no Skoob.

Encontrem e sigam a autora no Instagram.
A parte inicial do livro não me prendeu muito, o que tornou a leitura arrastada. Continuou um pouco assim quando June chega à Ilha e consegue resolver as coisas um pouco "fáceis". E fica bem melhor quando ela encontra as sereias e os tritões, especialmente Atena, Atina, Ágata e Derek. A explicação do surgimento das sereias, do fato de elas e as feiticeiras não se darem bem, é muito interessante. Todo o treinamento e o que veio a seguir conseguiram me prender e me deixar submersa na leitura.

A autora escreve muito bem e descreve melhor ainda, o que faz com que o leitor se sinta realmente dentro daquele mundo que ela criou. Os personagens (sereias e tritões) são todo bem cativantes, até mesmo a implicante Atena. Acho que a minha favorita seria Atina, apesar da sua mania de ler a mente da June.

Gostei também da forma que a autora escreveu o final do livro, e fiquei bastante curiosa e ansiosa para ler o próximo!

Espero que tenham gostado 💙

2 comentários:

  1. Obrigada por sua sinceridade. Acho que o a verdade é melhor do que floreios para agradar.

    ResponderExcluir