quinta-feira, 14 de junho de 2018

[RESENHA] Contos de um Maluco Beleza

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimos!

Hoje eu trago para vocês mais uma resenha. Desta vez do livro Contos de um Maluco Beleza, do escritor Vicente de Melo, em parceria com a Editora Kiron 💕 Desde já agradeço mais uma vez pela parceria e confiança, e por publicarem esse livro tão interessante de um cantor e compositor incrível (e um dos meus favoritos)!

Essa será uma resenha um pouco diferente, já que tratam-se de contos.
Autor: Vicente de Melo
Editora Kiron
2018
124 Páginas

Sinopse: Raul Seixas foi um cantor e compositor baiano. Gênio e irreverente, disseminou suas ideias através de belas canções, numa mistura de “rock”, forro e baião, aproveitando elementos da música regional brasileira. Desafiando o sistema, em plena ditadura militar, ele preconizou uma “Sociedade Alternativa” com o grito de “...faças o que tu queres, pois há de ser tudo da lei...”. Anarquista romântico, sonhou com uma sociedade onde todos seriam iguais, livres nos pensamentos, livres nos ideais, livres nos procedimentos, sem a interferência de políticos populistas, demagogos e inescrupulosos.

Suas ideias incomodaram. E como incomodaram! Dessa forma, Raul Seixas brigou com os donos do poder econômico, principalmente os representantes das grandes gravadoras, e com a mídia, que não aceitavam suas músicas críticas, independentes e revolucionárias. Por outro lado, os “homens de farda” o viam como um “perigo” ao sistema vigente. Sendo assim, o astro foi convidado a se retirar do país. Foi o começo de uma grande frustração para ele, para a sua legião de fãs e, principalmente, para a arte musical brasileira.

De volta ao país, quase que no ostracismo, recusado pelas grandes gravadoras, lutando contra a depressão, Raul Seixas ainda realizou alguns projetos. Porém, cada vez mais decepcionado, ele foi se autodestruindo pelo uso das drogas e do álcool. Assim, em 21 de agosto de 1989, o grande Raulzito, o gênio criador do “rock-baião”, eterno “Maluco Beleza”, sucumbiu. No entanto, suas ideias ficaram eternizadas nas mensagens passados em suas canções. Mensagens essas que, ainda hoje, parecem atualizadas diante do cenário político, social e econômico do país.

Diante disso, aproveitando a legião de fãs que a cada dia cresce mais no Brasil, surgiu a ideia do livro “Contos De Um Maluco Beleza”. Sendo assim, fazendo uma leitura ótica de algumas das principais músicas de Raul Seixas, escrevi os contos inspirados nas mensagens dessas mesmas músicas. São “estórias” escritas não só para os “raulseixistas”, mas para todos os públicos, de todas as idades. São “estórias” não só para ler, mas para pensar e para refletir sobre as situações de nosso dia a dia, tentando entender, a cada momento, alguns atos do ser humano.  (O autor)
O livro é composto pelo Prefácio, escrito por Manoel Jevan, que foi o primeiro leitor da obra, e por 22 capítulos. No primeiro, o autor explica um pouco sobre sua história como "raulseixista" e como ela começou. Ele viu e ouviu o Raul pela primeira vez em um programa de televisão e desde então se tornou um "fã de carteirinha". Começou a comprar seus discos e teve a oportunidade de ir a shows do cantor.

"(...) Ouvir Raul Seixas é diferente. É indescritível. É inexplicável. É incomparável. É, sem dúvida, fazer uma viagem num disco voador, passeando no meio das miríades de estrelas que povoam as galáxias, muitas vezes encontrando com um 'carimbador maluco' pela frente."

Os próximos 21 capítulos são contos baseados em músicas escolhidas pelo autor, cada capítulo intitulado com o nome de uma canção do Raul, muito bem conhecidas pelos fãs do cantor. E, mesmo pra quem não é fã ou não goste muito, é praticamente impossível não ter ouvido sequer uma vez na vida "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo", ou "tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez", "viva, viva, viva a sociedade alternativa", ou até mesmo "eu vou ficar, ficar com certeza, maluco beleza".

Não sei bem qual foi o critério do autor para escolher as músicas e escrever seus contos. Talvez as mais conhecidas, talvez simplesmente as que ele mais gosta. Mas ficou muito interessante. Cada capítulo nos faz imaginar próximos ao Raul, isso porque, pelo menos para mim, era como se fosse ele falando (ou escrevendo) cada um deles. E como se a partir deles fossem escritas suas músicas (e não o inverso, como foi feito).

"(...) Comecei a escrever sem parar. As palavras deslizavam na tela branca como dançarinos na pista de gelo. Escrever é a única maneira de extravasar meus sentimentos e expor minhas ideias."

E quantas ideias! Quantas críticas! Que mente que ele tinha... A cada capítulo vamos mergulhando nas palavras, imaginando cada uma daquelas situações, comuns e loucas, que são escritas pelo autor. É como uma extensão das músicas, como se o escritor descrevesse para nós de onde vieram as ideias para o Raul compor cada canção e foi como estar entrando na mente dele ou como se estivéssemos presenciando aquele momento.
Vocês podem adquirir o livro em dois formatos, o físico no site da Editora Kiron e o e-book no site da livraria Saraiva.

Encontrem e sigam a Editora:
- Instagram;
- Facebook.
Fiquei muito feliz quando a Editora me enviou o livro porque me considero uma "raulseixista". Isso por influência (ou herança?) de meu pai, porque eu cresci escutando as músicas do cantor e ouvindo histórias sobre ele. Minha música favorita quando criança era "Carimbador Maluco", quando começava "5... 4... 3... 2... Parem! Esperem aí... Onde é que vocês pensam que vão? Ã, ã..." era uma festa (risos). Atualmente eu escuto no celular e sempre que meu pai coloca no som.

Falando sobre os contos, achei bastante criativos! O engraçado era que sempre que tinham frases com trechos das músicas, imediatamente eu começava a cantar mentalmente. Achei muito interessante essa ideia de escrever contos a partir das músicas do Raul. Com certeza muitos fãs do cantor, sejam eles mais antigos ou mais jovens, vão adorar!

E, se você é um deles, não percam tempo! Adquiram o livro e viagem num disco voador também!

Espero que tenham gostado 😗

9 comentários:

  1. Oi Helena.
    Bem legal a proposta da obra. Também sinto vontade de escrever quando ouço música e sinceramente, achei o máximo que o autor leve isso adiante e ainda traga idéias e novidades para o leitor.
    Amei sua resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!

    Que legal essa proposta do livro. Eu adoro contos e achei tão interessante a forma como o autor colocou, com as músicas do Raul.
    Também sou uma raulseixista e por influência do meu pai.
    Vou anotar, pois gostaria de ler esse.
    Amei sua resenha!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que ideia diferente hein?!!
    Gostei dessa proposta de inovação para os leitores, quem é fã de Raul deve pirar com um livro desse. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Mas gente, eu não conhecia a obra, fiquei muito curiosa, meu pai também curtia muito Raul, gosto muito das letras dele, são bem reflexivas. Parabéns pelo post, muito completo e obrigada pela dica 😘

    ResponderExcluir
  5. Achei muito legal a resenha!
    Colocar os contos com a musica com certeza foi a maior sacada do livro!
    Confesso que não sou muito fã de raul seixas, mas tenho que concordar com a genialidade musical dele!

    Bisou bisou , Isa! ❤

    ResponderExcluir
  6. Bela resenha, bem completa. Meu irmão é muito fã desse cara, tá aí um belo presente pra ele.

    ResponderExcluir
  7. Oii, Helena!
    bem interessante o livro. Amo contos, e ainda mais baseados em letras de músicas. Devem ser maravilhosos. Com certeza já ouvi muito essas músicas e até comecei a cantá-las aqui, kkkkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quando eu li o título do livro já comecei a cantar mentalmente, rs. Amo as músicas do Raul, ele tem o tipo de música que conquista várias gerações e um livro com contos a partir de músicas é uma ideia maravilhosa, deve ser muito bom, e uma homenagem linda para um cantor tão bom.

    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  9. Achei super criativo!
    Eu não sou muito fã não rsrs, mas reconheço alguns titulos pq são muuuito famosos ne!
    Curiosa essa forma de montar os contos, fiquei bem intrigada para ler!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir