domingo, 7 de maio de 2017

[RESENHA] O Dançarino

Autor: Floriano Alves Borba
Editora: Planeta Azul
2011
224 Páginas

Sinopse: "O Dançarino é um livro que revela, através de seus personagens, tudo aquilo que de religiosidade concreta deveríamos praticar e viver. Uma história que, a cada capítulo, demonstra a superação do ser humano sobre si, ao caminhar em busca do bem e, indiretamente, influenciando os outros à sua volta; numa sucessão de eventos que se entrelaçam.
Este pequeno romance revela dramas existenciais que, muitas vezes, não percebemos ou deixamos passar despercebidos. Floriano Alves Borba alerta, através de uma narração simples, que podemos agir, evitando assim perpetrarmos erros em situações simples do dia a dia, evitando magoar as pessoas que nos cercam. Diferente de outros romances, não há bandidos, somente mocinhos."
Boa noite, pessoal!
Como vocês estão? Espero que ótimos!
Hoje eu quero apresentar para vocês o livro O Dançarino, este em parceria com a Editora Planeta Azul. Mais uma vez agradeço pela parceria, confiança, e a oportunidade de ler livros tão incríveis!

O livro começa contando a história de Rodrigo, um ex dançarino de sucesso que se apaixonou perdidamente, mas sofreu uma desilusão tão grande, que começou a beber e a descumprir com seus compromissos, perdendo, assim, diversas oportunidades maravilhosas. Agora, tem vivido uma rotina de dançar em um bar, sendo alvo de piadas, simplesmente para ganhar dinheiro para a próxima bebida. A única pessoa que sentia pena dele e realmente se importava era Marina.

Marina trabalha no bar onde Rodrigo costuma dançar, e não entende como ele deixa fazerem tão pouco dele. Ela mora com sua mãe, que tem uma doença gravíssima, e tem vivido 5 anos unicamente para cuidar dela. Com o dinheiro da pensão e o que Marina ganhava no bar, mal dava para comprar os remédios e sobreviver, mas valia a pena, pois queria ver a mãe bem.

Rodrigo, bêbado, cai da mesa do bar e fica com um corte um pouco profundo no rosto. Marina e Ernesto, filho do dono do bar, nada satisfeito com a vida que Rodrigo tem escolhido, o levam para o hospital. Mas é ela quem entra, permanece com ele, e o leva até embaixo da ponte, onde ele costumada ficar. E era esse o choque de realidade que ele precisava, era isso que ele necessitava para cair em si e buscar sair daquela caminho que estava seguindo. Mas sabia que não seria fácil. Ele procurou vários tipos de emprego, muitos negados devido à sua aparência.

"Sabia que o preconceito das pessoas não era contra negros, homoafetivos, ciganos, nada. O preconceito era contra os pobres, os excluídos. Um negro, homoafetivo, cigano ou qualquer outro discriminado pobre, se fosse rico todo mundo queria aparecer na foto junto e se orgulhava de dizer que era íntimo conhecido do sujeito."

A decisão de Rodrigo desencadeia inúmeros acontecimentos, não só em sua vida, mas na de diversas pessoas que iria conhecer. Iniciando por Borges, um homem que ele salvou de um suicídio. Apesar de não querer mais viver por ter feito tantas pessoas sofrerem, Rodrigo o explica que se ele não puder corrigir o erro com aqueles que feriu, deveria ajudar outras pessoas. E foi isso que ele fez. Aliás, foi isso que os dois fizeram juntos. Ao trabalharem na Mansão Witelbach, eles ainda iriam mudar a vida de muitas pessoas, que estavam ligadas a outras, e tudo aquilo parecia estar incrivelmente ligado.
Vocês podem adquirir o livro na Livraria Planeta Azul, e se quiserem, após a leitura, podem acrescentar o livro no Skoob, dando seus votos e escrevendo resenha.
Quem quiser saber mais sobre a Editora, pode acessar o site, que contém tudo que possam lhes interessar! Inclusive, diversos outros livros excelentes!
O livro é magnífico, mostra que, por meio de muita luta, nós podemos, sim, mudarmos nossa vida! O quanto é importante ajudar as outras pessoas e o quando essa ajuda pode fazer diferença não só na vida dela, mas de muitas outras que venham a se ajudar. As reviravoltas que a vida pode dar, e o quanto temos que ser pacientes e persistentes!

Fiquei simplesmente encantada com cada mensagem passada pelo autor. Além das citadas anteriormente, temos o julgamento que a sociedade tem por pessoas mau vestidas, ignorando se elas tem ou não capacidade e caráter. A escrita é bastante simples, também gostei bastante da diagramação. Só teve uma coisa que aconteceu muito: os personagens choram bastante! Isso dá uma veracidade para cada momento vivido para cada um. Mas também dá uma vontade de chorar junto!

Indico para quem gosta de romance, de mensagens e lições, e de mergulhar em livros!

Espero que tenham gostado!
Tenham uma excelente semana!!

Abraçoo da Helena 💓

Nenhum comentário:

Postar um comentário