sexta-feira, 14 de setembro de 2018

[RESENHA] As Razões de Cris

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimos!

Hoje trago mais uma resenha, dessa vez do livro As Razões de Cris, em parceria com a escritora Maria Freitas. Vamos lá?
Autora: Maria Freitas
Independente/Amazon
2018
Livro físico: 198 Páginas
E-book: 223 Páginas

Sinopse: "Ainda na infância, Cris construiu um castelo para proteger seu coração. Quando estava na terceira série, conheceu Pedro, um garotinho gordo, assim como ela. Juntos, os dois descobriram os encantos de uma infância no interior e sonharam em conquistar o mundo.

Cris só não contava que seu castelo começaria a ruir por dentro, justamente pelas mãos de quem ela permitiu que entrasse. A mulher que conta essa história já não é mais a mesma garotinha destemida de antes. Uma amizade, uma bicicleta rosa e uma música roubada mudaram tudo. 20 anos se passaram e Cris deseja se vingar. Mas de quem e por quê?"
O livro é escrito em primeira pessoa, por Cris. Ela conta sua história a partir da terceira série. Como se fôssemos amigas bem próximas, ela fala sobre cada acontecimento que a levou a querer se vingar. Cris mora numa cidade do interior chamada Santa Maria Madalena, ou Santa Má. Na escola ela sofria bullying, especialmente do Ricardo (Rick cabeça de ovo), por ser uma garota gorda e negra. Por isso, desde criança Cris precisou aprender a se defender e não permitir que aquelas pessoas a colocassem para baixo. Mesmo assim, sempre foi muito simpática e alegre.

"Dizem que o ódio é mais prejudicial para quem o sente. Quem diz isso nunca deve ter sofrido com o ódio alheio. Nunca deve ter chorado, sozinho, durante o banho."

Em um dia comum, entrou um garoto novato em sua sala, um garoto gordo e desajeitado, que logo virou motivo de piada para seus colegas. Não para Cris. Naquele momento ela viu ali um amigo para a vida toda. E foi por isso que ela se aproximou dele, que também gostou bastante dela. Pensado e feito, eles viraram grandes amigos. O fato de ele morar numa casa em frente à sua ajudou bastante. Eles amavam tocar e cantar. Também amavam a bicicleta rosa.

"Sorrimos um para o outro. Virei-me e entrei em casa pensando no recado claro que o destino estava me dando: os dois gordos zoados da sala deviam se unir e conquistar o mundo."

Pedro e Cris foram crescendo juntos, mas aos poucos ele demonstrou ser bem diferente do que ela conhecia. Ou será que seria do que ela projetou para ele? Acabou que Pedro a decepcionou muito. Por sorte, nesse período a Cris já tinha conhecido a Regina (Gina), que se tornou sua melhor amiga. Não foi só por causa do Rick e do Pedro que a Cris sofreu. Também teve o Henrique, a Larissa... Mas o Henrique é um caso a parte, sabe (Até virou meu amor *risos*).

"Foi nessa época que a muralha que construí para proteger o meu coração começou a trincar. De cima do muro, eu podia ver o exército inimigo, com seus gigantes e suas catapultas, sempre prontos para lançarem suas pedras contra meus tijolos e concreto."

Durante a leitura, algumas vezes a Cris parece querer desistir da vingança, mas como desistir de algo sabendo que ficou tão magoada? De algo que mudou sua vida? Não, ela não podia desistir. Mas será que se vingar iria fazer as coisas melhorarem?

"A vingança, para mim, é o alimento envenenado da alma. A comida fria que a sustenta, dia após dia. A minha alma, pelo menos."
Agora o melhor quote do livro:

"A vingança é um ciclo."

Vocês podem adquirir o livro em dois formatos: físico, no site da autora; e e-book na Amazon. Aproveitem também para adquirir o conto de As Razões de Cris, chamado O atropelamento de Dona Izabel

Quando terminarem a leitura, podem publicar a resenha lá no Skoob.
Quem quiser pode compara a caneca de Dona Marisa, mãe do Pedro, também no site da autora.

E já que falei do Henrique, que ele magoou a Cris, ao mesmo tempo em que ele é um doce, que tal saberem mais adquirindo o seu livro físico? Aproveitem porque a autora só vai disponibilizar esse livro na pré-venda, heim? Tanto As Razões de Cris, quanto as de Henrique estão com promoção no formato físico durante toda a pré-venda (até dia 20/09).
O livro é maravilhoso! Uma das coisas que mais gostei é que, para alguns personagens, o leitor gosta, odeia, depois gosta de novo! Uma bagunça de sentimentos! É mais comum acontecer isso com o Pedro, mas senti pelo Henrique também (antes de me encantar *risos*), até mesmo pela própria Cris! Por vezes a gente quer gritar pra ela desistir logo dessa vingança e procurar aproveitar as coisas boas que aconteceram pra ela, apenas ser feliz. Mas ela acreditava que só poderia ser feliz depois de se vingar. E isso piorou tudo.

Acho que a personagem mais sensata (divertida e amiga) é a Regina. Ela é realmente uma daquelas pessoas que a gente quer ter por perto. E que bom que ela entrou na vida da Cris, que aquela "amizade de banheiro" realmente durou. Os personagens mais odiados foram o Rick e o Júnior, não tenho nem palavras para descrever.

É um livro bem realista, pessoas com vários problemas, conflitos externos e internos, com direito a risos, choro, xingamentos. Durante toda a leitura podemos fazer várias reflexões, especialmente no final do livro (depois de se recuperar, é claro). A Cris é uma  garota realmente muito forte, passou por coisas pesadas, sempre procurando se reerguer. Uma penas ela ter sido "contaminada" e querer se vingar de todos que a feriram. Mas todos os personagens enfrentam algo em sua vida.

Esse seria um bom livro para ler em escolas, talvez fizessem os adolescentes serem mais conscientes, porque é um choque de "realidade" bem interessante. Parabenizo a autora por criar uma história tão amorosamente e dolorosamente incrível! Agora estou ansiosa para saber quais são As Razões de Henrique.

Espero que tenham gostado!

6 comentários:

  1. Oi Helena.
    Sempre adorei personagens dúbios que nos fazem ter variados tipos de sentimento. Não conhecia essa obra, mas todos os pontos que você levantou me deixaram curiosa para a história.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Me pareceu uma história bem cotidiana, com altos e baixos, exatamente como vivemos em nossos erros e acertos. Acho que é uma ótima leitura para motivar a juventude a ter mais empatia

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Oh, Hoje li mais cedo uma resenha sobre este livro. Adoro tramas que abordam infância. Passamos por tantas coisas na vida, desde crianças já somos atingidos por coisas boas e ruins, e muitas delas nos marcam para sempre. Não concordo muito com vingança e com certeza eu serei uma das que fala para Cris esquecer isso e ser feliz. Deve ser um ótimo livro para refletir.

    Adorei!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, adoro livros com essa temática de bullying.
    Concordo contigo, acho que todos os livros com essa temática, deveriam serem adotados na escola que é onde o bullying mais predomina.
    Amei a indicação, dica anotada, bjus.

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi o e-book desse livro, mas como não sabia nada dele, não baixei. Mas agora quero ler, rs. Amei a temática e dessa relação que a gente acaba tendo com os personagens.

    P. S. Fiquei curiosa para saber do que temos que nos recuperar sobre o final :(. Devia ser crime despertar a curiosidade alheia, rs.

    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um livro com essa pegada, mas com certeza deve ser um livro deverás interessante! O tema 'ser gordo' e o 'bullying' são temas que estão sempre em constantes atualizações e nada melhor do que entender e ler mais sobre isso, para não cometermos esse erro odioso!

    Isa do @leportraitdeisa

    ResponderExcluir