domingo, 27 de março de 2016

Resenha do livro: Érica

Larissa Barros Leal: "Érica" [270 páginas - Fortaleza: Edição Novo Século ou original (com a autora), 2013; de R$ 18,00 a R$ 26,00] conta a história de Érica, uma garota que perdeu os pais em um assassinato que era para ter sido dela. Fazendo-a juntar forças, para não deixar que a morte daqueles que tanto amava fosse em vão.


Frankfurt, Alemanha
Arnold tinha uma ideia sobre como vencer uma possível guerra. Mas era arriscada demais, valeria mesmo à pena?

Fortaleza, Ceará, Brasil
Érica curtia a preparação de seu aniversário, há tempos desejava isso e estava bastante ansiosa.

Moscou, Rússia
Um atentado ocorreu na estação de metrô, Kátia tentou de toda forma sair de lá. Quando conseguiu, notou que a boate onde estava também explodiu.

Atenas, Grécia
Arnold leva sua ideia para propor juntamente com o chanceler, todos concordam.

Washington, EUA
Natalie é filha de um alto funcionário da Casa Branca, que detinha informações importantíssimas. Ao sair para passear com os amigos, notou que não foram eles a lhe buscar.

Pequim, China
Após o sumiço do pai, Chang não fazia outra coisa a não ser fumar. Teria seu pai se suicidado? Era nisso que tentava acreditar.

Cairo, Egito
Mohammed e Jamil fundaram uma ONG com o objetivo de levar o islamismo ao mundo. Estavam quase se aliando à ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel), que também tinha seus mesmos ideais... Será?

Todas essas histórias são contadas paralelamente. É preciso estar atento aos detalhes, pois não são nada aleatórias.


Poucos dias antes de seu aniversário, Érica encontra um garoto entrando pela janela de sua casa. Logo foi para cima e ele disse a ela que algo muito ruim iria acontecer, o que a deixa bastante intrigada, mas ele foge. Em sua festa de aniversário, tudo saiu perfeito. Não poderia estar mais feliz! Poucos dias depois, é chamada à sala do diretor, não entendia porque fora chamada, não tinha feito nada que a fizesse estar ali.

"- Fiz algo errado, senhor Diretor?
- Não, Érica. Teria sido melhor se tivesse feito.
Ela franziu a testa.
- Como assim?
- Expulsá-la seria preferível à notícia que estou prestes a dar.
(...)
- Aconteceu algo?
- Aconteceu, Érica. Um vizinho encontrou sua casa aberta e encontrou seus pais na cama.
(...)
- O que aconteceu com meus pais?
- Seus pais estão mortos, Érica.  E tudo indica que... Foram assassinados."

Não sabia como processar tudo. Não sabia o que seria da sua vida à partir daquele momento. Pegou uma faca, só queria acabar logo com aquilo. Derek entra e não permite que ela faça o que estava planejando. Ele explica o motivo daquilo acontecer. Tudo ocorreu por causa dela... Como entender isso? Um convite é feito. Érica aceita.

"A tristeza cedeu lugar para a raiva. (...) Assassinaram seus pais para impedi-la de fazer algo presumidamente perigoso. A raiva foi substituída por determinação. Ela não deixaria que a morte de seus pais fosse em vão. Faria o que não queriam que fizesse: enfrentá-los. Iria se juntar a Derek e à sua missão, fosse qual fosse."
O livro é muito bem escrito. É preciso prestar atenção em toda a história, principalmente porque ocorrem várias paralelamente. Mas se não entender cada uma delas, não vai conseguir entender o final. O leitor fica mais preso a cada capítulo. Acho quase impossível parar de ler!
Gostei bastante da história, a escritora foi bastante detalhista (e criativa), a linguagem do livro é bem simples e de fácil entendimento.

Por hoje é isso pessoal! Espero que tenham gostado!

Abraçoo da Helena :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário