domingo, 6 de março de 2016

Resenha do livro: "Cinquenta Tons de Cinza"

E. J. James: "Cinquenta Tons de Cinza" (480 páginas, tradução de Adalgisa Campos da Silva - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012; de R$ 14,99 a R$ 39,90), conta a história de Anastasia Steele e Christian Grey, duas pessoas completamente diferentes que se atraem irresistivelmente um pelo outro.



Anastasia Steele (Ana) é uma jovem de vinte e um anos que estuda Literatura, e jamais se apaixonou. Mesmo tendo um amigo chamado José, que aparentemente sente algo a mais por ela. Trabalha em uma loja que vende materiais de construção chamada Clayton's e mora com uma amiga chamada Katherine Kavanagh (Kate). E é graças à uma doença que estava deixando Kate impossibilitada de fazer uma entrevista, que Ana vai em seu lugar e conhece Christian Grey. Aos vinte e oito anos, ele comanda um negócio multinacional e é dono de uma grande fortuna, além de ser um maníaco por controle. Ana é bastante atrapalhada e logo ao entrar na sala do Sr. Grey para a entrevista, ela tropeça e cai. É quando eles tem seu primeiro contato físico. Na entrevista, Ana faz as perguntas seguindo um roteiro que foi escrito por Kate, no final ela vai embora e o Sr. Grey a acompanha até o elevador.

A partir daí acontecem algumas "coincidências" e eles acabam se encontrando... Ele faz várias coisas para que possam se ver novamente, como permitir que tirem fotos suas para colocar na entrevista. O Sr. Grey se encanta por Ana e eles tem uma atração inegável (e irresistível), mesmo dizendo para ela se afastar e mesmo sabendo das inúmeras diferenças existentes, eles acabam se aproximando cada vez mais.

" - Você me engana Christian. Me perturba completamente. Sinto-me como Ícaro se aproximando muito do sol - sussurro.
Ele arqueja.
- O quê?
- Ah, Anastasia, você me enfeitiçou. Não é óbvio?"

As coisas ficam bastante tensas quando Christian informa à Ana que, para eles continuarem se encontrando, ela precisa assinar um acordo de confidencialidade, bem como seguir determinadas regras... Regras que ela não sabia se era capaz de cumprir... Se essas regras não fossem cumpridas, ela seria punida da forma como ele escolhesse... Mas ela não sabia se estaria disposta à tanto... Tudo era muito novo e, por sentir algo que nunca havia sentido na vida, Ana resolveu arriscar. E acabou se apaixonando...


Gostei bastante da história... E gostei do suspense que a autora deixa no final do livro, permitindo a leitura do primeiro capítulo do livro seguinte: Cinquenta Tons Mais Escuros. Não vou fazer comparação com o filme, porque apesar de ter achado parte da história bem semelhante, parecem "pular" uma grande parte.
A leitura é bem simples, e conseguiu prender minha atenção em todo o livro. Já me disseram que o próximo é melhor... Então estou ainda mais curiosa!
Por hoje é só gente, tenham uma ótima semana!

Abraçoo da Helena :)


3 comentários:

  1. Arrasoooou!! Sempre gosto de ler resenhas sobre esse livro, porque cada pessoa enxerga de um jeito diferente cada parte da história e destaca suas partes favoritas. Parabéns pela resenha, Mari!! Adorei as imagens e a citação que utilizou. Adoro a comparação que ela faz de se sentir como Ícaro se aproximando do sol em relação a ele. Eu, particularmente, apesar de todas as críticas negativas e comparações com Crespúsculo (totalmente descabidas) considero esse livro muito revelador acerca do que é o ser humano. É interessante observar as várias formas de relação entre as pessoas e conhecer subjetividades que deixam meros mortais de cabelos em pé. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Veeh! Fico muito feliz por saber que gostou! Principalmente porque você é uma escritora que admiro bastante! Bjos ♥

    ResponderExcluir