segunda-feira, 27 de março de 2017

[RESENHA] Maria do Sol

Autora: Alice Raposo
Editora: Fundação Quixote/Amazon
2016
127 (físico) / 78 (digital) páginas

Sinopse: Um crime, uma culpa, um fantasma...
Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.
Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.
Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir."
Pedrinho nasceu de um relacionamento cheio de amor, mas que, desde a descoberta da gravidez, seus pais, Vicentinho e Sofia, se dedicam mais ao trabalho, para lhe dar sempre o melhor. Infelizmente fazendo isso, acabaram esquecendo de dar a atenção necessária para uma criança. Sua avó, dona Carlota, preocupada, sempre tentou alertar seus pais sobre essa importância. Mas eles achavam que já estavam fazendo o suficiente.

"Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra. Vou dizer uma coisa que você já deveria ter levado para a vida: trabalhe, trabalhe muito para poder dar o melhor para sua família, mas fique atento ao momento no qual você terá que parar e desfrutar o que já conquistou."

Sendo assim, sua companhia era a babá, Milena, que lhe dava bastante atenção e carinho. Pedrinho não tinha praticamente nenhum amigo, era bastante tímido e buscava sempre se isolar de todos. Certa vez, houve uma festa na fazenda de seus avós em comemoração aos 50 anos de dona Carlota, e lá ele conheceu Maria do Sol. Diferente dele, ela era uma garota super animada, brincalhona e se divertia com todo mundo.

Eles passaram momentos maravilhosos juntos naquele dia, brincando, se conhecendo. Maria do Sol conseguiu até tirar Pedrinho do quarto e fazê-lo se divertir... E não foi pouco! Mas, enquanto ela queria brincar com as outras crianças e incluí-lo no grupo de amigos, Pedrinho queria a amiga só pra ele, e o fato de ela dar atenção para outros coleguinhas o deixava muito irritado.

Num momento de ciúmes, ele fez algo que pôs a vida de Maria do Sol em um risco de vida gigantesco. E, simplesmente, saiu correndo. Ciúmes, raiva... E, agora, medo. Após aquele incidente, ele se isolou ainda mais, sentia-se culpado, como ele teve coragem de fazer algo tão grave? Teria ele causado a morte de Maria do Sol?

Pedrinho afastou ainda mais todas as pessoas que se aproximavam dele, começou a acreditar firmemente que elas corriam risco ao seu lado. Durante muitos anos o fantasma de Maria do Sol assombrava a sua mente. Como ele pôde fazer mal àquela que tanto lhe fez bem? Mas muitas coisas ainda estavam por vir. E ele irá se surpreender.
Acessem:
Skoob;
Site.

Sigam a autora em suas redes sociais:

Adquiram o livro em formato:
Digital;
Físico.

Novo livro da autora (disponível em formato digital):

Adquiram também outros livros da autora!
Então pessoal, achei esse livro fascinante! Com uma daquelas histórias reflexivas que eu adoro... E os assuntos mais interessantes e importantes trazidos de forma muito simples pela autora são: a importância de se dar valor às coisas simples da vida e aos momentos ao lado das pessoas que amamos; as prioridades que escolhemos para nossa vida e o que ela nos traz; e que devemos, sim, correr atrás de realizações financeiras, mas ter tempo para usufruir dos momentos que é proporcionado através desse tipo de realização é o principal.

O que mais chamou a minha atenção foi sobre o quão importante é o diálogo entre os familiares. Se Pedrinho tivesse simplesmente conversado sobre seus sentimentos e medo aos seus pais, e se estes tivessem tipo algum tipo de conversa ou até mesmo dado uma espécie de advertência ao filho, tudo aquilo que ele passou durante tantos anos poderia ter sido evitado.

Acho que este seria um bom livro para ser lido por estudantes de escola e também por seus pais, pois chama muito a atenção para a conversa entre eles, e esta em muitas famílias tem acontecido cada vez menos, principalmente devido à correria do dia-a-dia com o trabalho.

Gostei muito da diagramação do livro, letras num tamanho ótimo, palavras bem espaçadas, e com direito a desenhos! (Que pode chamar ainda mais a atenção de leitores jovens) Mas, para não dizer que só elogiei, o livro é bem pequeno e a gente fica querendo mais!

Fico cada vez mais feliz de ter a oportunidade de ler tantos livros maravilhosos escritos por autores nacionais! Agradeço à autora pela parceria, e aguardem que em breve resenharei sobre o livro Em busca do príncipe (não) encantado!

Quem tiver interesse, vale à pena adquirir o livro, e custa apenas R$ 25,00 com o frete! E se você postar e a foto do livro e marcar a autora no Instagram ainda ganha marcadores!

Espero que tenham gostado!

Abraçoo da Helena 💗

Nenhum comentário:

Postar um comentário