quarta-feira, 17 de agosto de 2016

[RESENHA] O Bisturi de Ouro

Autor: Chaiene Santos
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
2013
206 Páginas

Sinopse: "Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe, que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão."
Eduardo vive com seus pais e irmãos. Tem uma vida simples, mas é muito feliz. Não sente inveja dos outros meninos por causa de seus brinquedos. Ele tinha mais, tinha sua imaginação. Sempre foi inteligente e esforçado. Destacava-se em sua turma e por um ano, apenas, estudou na escola particular. Seu sonho, e o sonho de sua mãe, era tornar-se médico. Mas achava aquilo algo muito distante da realidade, então, sempre com os pés no chão, buscou fazer o que lhe estava disponível, mas nunca desistiu completamente do sonho.

Teve uma vida sempre corrida, estudava, trabalhava. Era querido por muitos. Tinha um amigo de escola chamado Glauco que começou a ir sempre à sua casa, estudaram juntos por um ano, Eduardo o ajudava com alguns assuntos e se davam bem. Apesar de tudo, Glauco sentia inveja do amigo. Tinha notas melhores que as suas, todos gostavam dele, a família de Edu era quase perfeita, enquanto a seu pai era um chato que só queria que ele estudasse e trabalhasse, além de controlar rigidamente sua mesada.

O pai de Eduardo, Seu Roberto, queria que o filho apenas focasse no trabalho, estudar medicina parecia algo surreal e, devido às condições financeiras, não acreditava que um dia o filho pudesse conseguir conquistar o tão sonhado desejo de ser médico. Diferentemente dele, Dona Catarina, sua mãe, sempre acreditou no sonho do filho, e juntava cada centavo que podia para ajudá-lo com as despesas do curso. Pois sabia que não seria fácil.

"Quantas histórias ouvimos sobre pessoas que conquistaram suas profissões mesmo vindo das camadas mais pobres da sociedade? Temos que acreditar nos nossos sonhos."

Além do sonho de tornar-se médico, Eduardo queria poder estar ao lado de Helena, uma namorada da adolescência da qual gostava muito. O destino parecia não querer que eles ficassem juntos. Eles tiveram que se separar, até arrumaram outras pessoas, mas ambos sentiam algo forte pelo outro, e Eduardo sabia que nenhuma garota ocuparia o lugar de sua amada.

"A espera será como a de quem morreu naquela rodoviária, sem dar-se conta de sua morte. A paixão vivia, vermelha carmim, como se algo que pulsa feito sangue num espaço abrangente de seu ser."

Um acontecimento terrível ocorreu, abalando a família de Eduardo. Tendo que seguir em frente, mesmo sendo tão difícil, ele não desistiu de lutar pelos seus sonhos. Ele não foi irresponsável em suas decisões, mas também não deixou de arriscar quando oportunidades lhe foram dadas.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante."

O livro é cheio de mensagens de motivação e muito suspense. Mostra o quanto se pode conseguir através de esforço e muitas noites em claro. Também mostra uma realidade, que por mais que se dedique, algumas coisas não foram feitas para dar certo, pelo menos não deve ser esse o caminho. Devemos saber diferenciar não desistir de um sonho com saber mudar de direção. Algumas vezes algo dá errado para que você se fortaleça, outras vezes, simplesmente não era pra ser.
- Adquiram o livro no site da Livraria Saraiva. E não percam a oportunidade de ler algo cheio de lições e mistérios.
- Encontrem o autor através de seu Instagram.
- Site do autor: Chaiene Santos
- Encontrem-no, sigam e leiam esse e outros de seus livros no Wattpad ou @ChaieneS
Gostei muito do livro, me arrependo de ter demorado tanto para ler. É fictício, com pitadas de realidade. O suspense, principalmente perto do final do livro, faz o leitor querer "devorar" cada página. A diagramação é muito boa, um tamanho de letras ideal e bem espaçado, sem erros gramaticais (detectados por mim). 
Acho que todos deveriam ler, a capa faz o livro parecer assustador, mas, calma, não é tanto assim. Surpreende bastante em cada página. E ainda tem espaço para "pequenos" romances.

Agradeço mais uma vez ao autor pela parceria e oportunidade (além da paciência).

Espero que tenham gostado e que adquiram o livro! Não se arrependerão!

Abraçoo da Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário