quinta-feira, 23 de junho de 2016

[ENTREVISTA] Escritora: Patrícia Baikal

Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês?

Mil desculpas pela demora, esses dias foram SUPER corridos e tenho tanta coisa pra postar para vocês! Mas hoje vou começar de forma especial, entrevista com a escritora maravilhosa: Patrícia Baikal. Autora do livro "Mariposa: asas que mudaram a direção do vento". Vamos começar?


1) Como resolveu publicar um livro?
Depois de passar a vida inteira escrevendo  diários, contos, e finalmente um livro, pensei: por que esconder tudo isso? Achei que publicar seria a oportunidade de compartilhar com outras pessoas esta minha forma de expressão, e conhecer a opinião delas sobre o que eu escrevia.

2) Como surgiu a ideia de escrever o livro "Mariposa: asas que mudaram a direção do vento"?
Queria escrever algo sobre o momento político em que estávamos vivendo na época, em 2013. Era um cenário de muita corrupção, que foi se intensificando desde então. Mas a minha intenção era propor alguns caminhos, alternativas e soluções, mas sem fazer uma história séria demais! Então, pensei em fazer um romance e criar uma heroína mascarada - a Mariposa!

3) Por que escolheu o codinome "Mariposa"? A inspiração veio naturalmente ou realmente gosta de mariposas? (Já que no livro cita várias espécies).
Escolhi Mariposa porque é um inseto noturno, misterioso, que sofre intensas transformações. E todas essas qualidades também estão presentes no livro, principalmente a mudança que os personagens sofrem no decorrer da história.

4) Quanto tempo demorou para concluir o livro?
Dois anos, desde o início da escrita até a publicação.

5) O livro aborda um assunto bem polêmico: a política no Brasil. Acredita que existem pessoas como Nicolas, que estão realmente interessadas no bem público?
Acredito que sim! Mas elas ainda precisam se fortalecer, aparecer, fazer valer a palavra. 

6) Coincidentemente, eu li o livro exatamente nesse período em que o Brasil está passando por essa mudança política, em que a Presidente foi afastada de seu cargo e substituída. Gostaria de dar sua opinião sobre este assunto?
Mudança política é o que precisamos ter no país e, para isso acontecer, os eleitores e eleitos também precisam mudar a forma de pensar a política. Precisamos planejar a educação e saúde para os próximos 20, 30 anos, e não para a próxima eleição. Precisamos construir estruturas sólidas, de base, para o país crescer. Não se pode mais cogitar escolas sem carteiras, hospitais sem remédios . E é essa transformação urgente e necessária que o livro Mariposa representa. 

7) No final do livro ficou um suspense, gostaria de saber: haverá continuação?
Sim! Mas só no ano que vem, em 2017. Agora, estou terminando outro livro, que não tem a ver com Mariposa. É um romance (e também suspense), com muito realismo fantástico.

8) Como é sua rotina para escrever? Tem algum horário determinado, as histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira, seguindo depois um esquema previamente traçado?
A ideia inicial, primitiva, surge de alguma observação do cotidiano, do dia-a-dia. Pode virar um conto ou um livro. Os livros são feitos a partir de um cronograma e um roteiro, dividido por capítulos. 

9) Como você criou seus personagens?
Às vezes, busco inspiração em outras pessoas, outras vezes, crio eles a partir das necessidades do enredo. Mas eles podem ganhar vida independente no meio da história e mudar tudo o que pensei inicialmente sobre eles!

10) O que você gosta de ler? 
Leio de tudo um pouco, mas gosto muito de romances com pitadas de suspense. Lionel Shriver, Shimamanda Ngozi, Emily Bronte...

11) Tem algum livro ou escritor(a) preferido(a)?
Ah, são alguns! Não há um só escritor. Gosto muito das autoras que citei e também da Virginia Woolf e Alice Walker.

Agradeço a participação da autora!
Muito obrigada por disponibilizar seu tempo respondendo as perguntas!



Lembrem-se que já fiz a resenha do livro aqui no Blog. Quem quiser relembrar, ou ler pela primeira vez, é só clicar >AQUI< 
Para comprar o livro, acessem o site da Editora Kiron, onde tem duas capas: Capa 1 e Capa 2. Ou clicando >AQUI< para pronta entrega!
Aproveitem para seguir a escritora no Instagram: @patriciabaikal ou Patrícia Baikal.


Por hoje é isso! Espero que tenham gostado

Abraçoo da Helena :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário