Boa tarde, pessoal!
Como estão? Espero que ótimos!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Quebrado, do escritor Gabriel Cunha, que foi lançado na quinta-feira passada (13/12). Esse livro já mexeu comigo no prefácio, escrito pela Camila Pelegrini, pensei logo se prepara!
Autor: Gabriel Cunha
Editora: Chaos Books
2018
220 Páginas
Sinopse: "Quando se é quebrado, isso se torna um dano irreparável.
É o que acontece quando se cresce em um lar desfeito, entre uma linha tênue do amor incondicional de uma mãe que sofre diariamente para mantê-lo seguro e a insensibilidade e o ódio de um pai relapso e agressivo que destrói tudo que toca.
Ou toda a insegurança, medo e segredos obscuros que circundam Davi e sua família. Mistérios que ele sabe que os destruirá, e vidas de entes queridos que ficarão em perigo quando toda a verdade vir à tona.
É com estes fios que Gabriel Cunha tece o seu romance ficcional de estreia, conduzindo o leitor por entre caminhos e trilhas de uma densa mata de significados para contar a saga dos Valentinos: sobre-humanos, dotados de dons especiais, mas certamente (e demasiadamente) humanos. Capazes de sofrer e de lutar, mas também de amar e de esperar... mesmo com almas cheias de danos, talvez irreparáveis. Mesmo que quebrados."
No prólogo somos levados a uma outra época, mais precisamente o ano 1808. Guerreiros lutam bravamente mas, como em toda guerra, pessoas são mortas. Se não me engano, foi a primeira vez em que eu li algo em primeira pessoa em que o personagem morre, achei triste, sufocante, mas também interessante.
"Eu sei que você acredita em mim e que eu vou sobreviver, mas eu sei que não."
No capítulo um, estamos em 1989, e conhecemos Henrique. Alguns capítulos serão narrados por ele, e é impossível não se sensibilizar com sua história. Pai violento, mãe "presa" a ele. Henrique tinha dez anos e a amava mais que tudo. Seu maior medo era de perdê-la para aquele homem louco. Algo assim, com certeza quebraria profundamente qualquer um.
"Você não é nada além de um erro para ele. Se alguma coisa acontecer comigo, quero que vá embora daqui e tente ser feliz, porque não tem como eu ir com você."
No capítulo 8, estamos em 2013 e conhecemos mais o Davi. Nessa parte ficamos mais próximos também do seu "mundo" e de seus amigos, sobre seus poderes, a rotina. Seus medos e o coração de cada um. Ficamos com Davi até o final do livro, a cada capítulo mais aprendizados, mais lutas, momentos felizes e, também, muita dor. Apesar de tudo, eles eram humanos também.
"Não é fácil. É como estar em um pesadelo o tempo inteiro. Um pesadelo que não tem fim."
Livro disponível para compra nos dois formatos:- Físico;
- E-book.
Encontrem e sigam o autor no Instagram.
Gostei bastante das críticas levantadas pelo autor em todo o livro. A forma como ele escreve sobre as alegrias, tristezas, raivas, decepções... Fazendo o leitor sentir tudo o que os personagens sentiam.
Mas uma das partes que mais me tocou foram os agradecimentos. Acho lindo quando escritores passam por tanto mas não desistem. Que têm aquele apoio especial, que mesmo tanto tempo depois dão "vida" a algo que se dedicaram tanto.
"Quebrado" é um livro que mexe com todos nós. Até porque, todos estamos de alguma forma quebrados.
Espero que tenham gostado!
Abraços da Helena 💜
Ahh eu tb acabo virando fã depois de ler agradecimentos hahaha sei lá, é como fazer parte da criação de algo especial ne, a gente sente o carinho!
ResponderExcluirPelo enredo eu senti que é uma história para tocar e deixar mesmo aprendizados, muito legal!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Isso mesmo! Como se desse pra conhecer um pouco do autor também.
ExcluirEla é sim! Que bom que gostou, espero que leia um dia!
Olá, achei bem interessante esse enredo, parece aqueles livros que nos fazem chorar muito e ainda nos dá um tapa na cara.
ResponderExcluirAdoro livros com dramas familiares. A foto estar linda, bjus e boa semana, já estou seguindo o blog.
Olá! Desse jeito kk
ExcluirEspero que leia um dia! Muito obrigada!
Beijos