sábado, 30 de janeiro de 2016

Plantas em ambientes internos

Boa tarde pessoal!
Tudo bem com vocês?

Vou falar um pouco hoje sobre plantas em ambientes internos. Já me perguntaram várias vezes se poderiam colocar plantas dentro de casa, resposta: Sim! Mas tem um porém... Não dá pra colocar plantas em locais sem nenhuma iluminação ou totalmente fechados, elas precisam de luz, de bastante oxigênio e de ventilação. Algumas espécies não sobrevivem em locais de "sombra", são as plantas de sol pleno, já outras gostam de algumas horas de luz e algumas horas de sombra, outras podem ficar mais na sombra. Para o interior da casa, o ideal é colocar os vasos perto de janelas ou nos jardins internos (jardins de inverno), onde possam receber luz.




Antes de qualquer coisa, deve-se escolher quais as plantas são indicadas para esses ambientes. São exemplos bastante comuns e fáceis de serem encontrados:

- Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)


- Cactos (Cactaceae)


- Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisi)



- Areca-bambu (Dypsis lutescens)


- Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)


- Echeveria (Echeveria sp.)


- Singônio (Syngonium podophyllum)

Além dessas plantas ornamentais, podem-se cultivar plantas para fazer uma pequena horta. Para estas, devem-se ter ainda mais cuidados, principalmente com iluminação e água. Os exemplos mais comuns são:

Alface (Lactuca sativa)


- Coentro (Coriandrum sativum


Salsa (Petroselinum crispum)
 - Cebolinha (Allium schoenoprasum)


Observação importante: Parece óbvio, mas algumas pessoas não fazem isso, então antes de escolherem as plantas, pesquisem sobre a altura da parte aérea e a profundidade da raiz, para escolher vasos de acordo com seu tamanho/profundidade.
Não esqueçam do preparo da terra antes do semeio ou plantio, o ideal é colocar "pedrinhas" no fundo do vaso, depois misturar areia e terra com o adubo/substrato, com o objetivo de facilitar o escoamento da água e aeração das raízes. O ideal é que a terra fique "fofa". Antes de irrigar, verifiquem a necessidade de cada espécie, pois algumas plantas precisam de pouca água, outras uma maior quantidade, mas pode-se deixar a terra sempre úmida (eu disse úmida, não encharcada).
Depois vou falar com vocês sobre substratos!

Por hoje é isso!
Qualquer dúvida é só perguntar!
Se eu souber respondo. Se não souber, dou uma pesquisada antes, mas respondo também!

Abraçoo da Helena :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário